Kiosk Guias e estratégias para estudar!
Tudo fica um pouco diferente
assim
que é falado em voz alta Herman Hesse
Alemão 1877-1961 |
Quando aprendemos na infância, o pensar em voz alta ou o dizer o que estávamos pensando eram aceitos como uma forma de demonstrar nosso conhecimento ou de nos abrirmos para “pegar o certo”.
Emitíamos palavras, ideias, frases formadas.
Quando corrigidos, praticávamos até imitar corretamente ou de acordo com o modelo de nossa família,vizinhos,escola etc.
Pensar em voz alta foi essencial para nosso primeiro aprendizado.
O pensamento em voz alta é também denominado fala privada.
Quando ficamos mais velhos e maduros o pensamento em voz alta é internalizado e a fala é usada na comunicação com os outros.
"Nunca, a necessidade da fala privada desaparece. Quando encontramos uma situação não familiar ou atividades exigentes em nossa vida, a fala privada ressurge. É uma ferramenta que nos ajuda a superar obstáculos e a adquirir novas habilidades
Tendemos a usar apenas frases incompletas na fala privada.O que é dito reflete nossos pensamentos,mas apenas o que é confuso,novo ou desafiador.Omitimos aquilo que já sabemos ou entendemos. Por isso, a fala privada diminui à medida que nosso desempenho ou entendimento aumenta.
A fala privada é usada no aprendizado para planejar, monitorar o progresso e nos guiar no trabalho que envolve tarefas desafiadoras , além de nos levar a dominar novas habilidades.Pode nos ajudar a gerenciar situações e a controlar nosso comportamento porque verbalizamos nossos sentimentos e desabafamos conosco mesmos.
A fala privada é uma ferramenta útil no aprendizado. Quanto mais envolvemos nosso cérebro em múltiplos “níveis”,mais nos tornamos capazes de fazer conexões e reter o que aprendemos.Lemos,criamos imagens ou diagramas,ouvimos,usamos música ou emoção,falamos com os outros (aprendizado colaborativo) e conosco mesmos.Alguns de nós gostamos de falar com outra pessoa ou falar em grupo.Os dois jeitos nos ajudam a entender ou a lembrar melhor. E alguns de nós não precisamos de outra pessoa para conversar!Isso pode ser um estilo de aprendizagem, e muito eficiente.
Usamos múltiplos sentidos e experiências para processar e reforçar nosso aprendizado. A combinação das estratégias é muito pessoal.
Usamos a fala privada no aprendizado para: